Está a planear um batismo? Conheça algumas dicas de decoração de batizado.
Para muitas famílias, o batizado é um momento muito importante. Trata-se de uma cerimónia religiosa que tem como objetivo abençoar a criança e iniciá-la na vida cristã. É também um momento de comemoração que costuma ser celebrado com amigos e familiares.
Da localização aos convites, do tema da festa à decoração do espaço, deixamos-lhe algumas dicas de organização e decoração de batizado.
O ponto de partida para começar a pensar na decoração do batizado é a escolha do espaço para a festa. Os mais comuns são:
Dependendo do número de convidados, a festa poderá ser realizada em casa, onde o ambiente é mais confortável e não existe uma hora definida para terminar. Esta é a opção mais em conta, uma vez que não terá de pagar o espaço e outros serviços. É também a opção mais trabalhosa, uma vez que terá de pensar na alimentação, decoração e em servir os convidados.
Quem tem mais disponibilidade financeira e pretende convidar um número maior de amigos e familiares pode optar por realizar a festa numa quinta. A vantagem deste espaço é que, por regra, já inclui a alimentação, a decoração e as fotografias no preço. Além disso, não terá de se preocupar em servir os convidados e limpar o espaço no final.
A escolha também pode recair num restaurante que já conheça, goste da comida e que tenha espaço para a festa. Tal como as quintas, os restaurantes são uma solução prática e, no dia da festa, apenas é necessário chegar à hora combinada. Tudo o resto fica por conta do restaurante.
Em primeiro lugar, deve definir o tema da celebração. Se a criança já tiver alguma idade, poderá escolher um tema. Porém, se ainda for bebé, os pais devem encontrar um tema que faça sentido às duas partes. Algumas sugestões:
Como em todas as festas, tudo começa com o convite. Pode escolher um modelo mais simples, apenas com o nome da criança, dia e data do evento, a morada da festa e um detalhe decorativo, com um laço de fita e renda. Em alternativa, pode optar por um modelo mais trabalhado, com elementos simbólicos, como um terço, uma cruz, um anjinho ou o símbolo do Espírito Santo.
O bolo de batizado deve seguir a mesma linha da decoração. Pode ter um ou mais andares e, tradicionalmente, a cor predominante é o branco. Acrescente detalhes com cores suaves e delicadas (por exemplo: azul, rosa, dourado ou prateado), e adorne-o com frutas, o nome do bebé, anjos ou fitas.
O batizado é um momento especial. Por isso, muitos pais optam por presentear os convidados com uma recordação de batizado, como forma de agradecimento. Pode optar por objetos relacionados com o tema religioso, como terços, orações ou garrafas pequenas com água benta. Há quem comece a optar por lembranças mais modernas, como velas aromáticas de decoração, porta-chaves ou molduras.
A mesa de batizado é o ponto de destaque da festa e deve ser pensada com gosto e criatividade. As cores predominantes são as escolhidas para a festa, e no centro da mesa deve estar o bolo de batizado. Mas ainda é preciso pensar noutros elementos decorativos, como:
Se a mesa tiver a dimensão adequada, também pode colocar as pequenas lembranças do batizado e os doces da festa. Tal ajudará a tornar o espaço mais charmoso. Utilize pratos ou suportes para bolos com diversas dimensões para dar volume à mesa e espalhe as lembranças pela mesa.
Hoje em dia, existem inúmeras redes sociais onde pode procurar inspiração para a sua festa, quer pretenda fazer uma decoração mais religiosa e tradicional ou mais moderna.
Já tem ideias para a festa de batizado dos seus sonhos, mas não tem disponibilidade financeira? Faça uma simulação de crédito pessoal e veja quanto ficará a pagar por mês.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!