Já conhece a App Santander? Agora pode fazer compras e gerir a sua conta em segundos, tornando a sua vida mais fácil. Saiba como funciona e como usar a aplicação.
Transferir dinheiro, pagar a conta da eletricidade ou bloquear um cartão de débito que perdeu são ações simples e que levam segundos a concretizar através da App Santander. Pode, ainda, agendar pagamentos em segundos e receber alertas quando a sua conta apresentar um saldo abaixo da “linha de segurança”. Neste artigo, ajudamo-lo a tirar o melhor proveito da aplicação.
A App Santander é uma aplicação desenvolvida para smartphones, com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, tanto nas compras online, como nos pagamentos ou na gestão da conta bancária. Nos sistemas operativos iOS e Android, a experiência é simples, segura e permite visualizar de modo imediato o que considera prioritário na sua vida financeira. Eis alguns exemplos que irão facilitar-lhe a vida:
A aplicação apenas está disponível para download na App Store, para os smartphones com sistema operativo iOS, e na Google Play, para o Android. Instalar a app é um passo que leva poucos minutos a concretizar:
Pode também configurar o acesso à sua app utilizando os seus dados biométricos. Conforme o sistema operativo utilizado na versão do seu dispositivo, aceda à App Santander com a sua impressão digital ou através do sistema de reconhecimento facial.
Agora pode pagar as suas compras e serviços, realizar pagamentos ao Estado ou à Segurança Social em menos de um minuto. Eis o que deve fazer:
ou
Dica prática
Utilize a pesquisa global (Global Search) no ícone da lupa e escreva “Pagar”, “Pagamentos”, “Serviços”, “Estado” ou “QR Code”. Assim pode aceder diretamente à função que deseja executar.
Dica prática
Também pode realizar pagamentos por QR Code sem efetuar o login na sua app. No ecrã de login da App Santander, no canto inferior direito, selecione a opção “Pagar”. A app irá abrir o ecrã de pagamentos por QR Code.
Se quiser pagar serviços, como a conta da eletricidade ou da água, ou proceder ao pagamento de impostos ao Estado, siga estes passos:
ou
Dica prática
Na página de “Pagamentos” pode selecionar diretamente o tipo de pagamento que pretende realizar. Faça scroll na página de pagamentos, encontre e selecione “Pagamentos à Segurança Social” e conclua o fluxo do pagamento pretendido.
Nota
A sua conta principal está predefinida para executar o pagamento mas pode sempre escolher outra no momento que antecede a operação.
Durante o processo de compra através da sua app, irá receber uma notificação para que autorize o pagamento. Este é um mecanismo que vai ativar o sistema 3D Secure, com o objetivo de garantir a segurança das suas operações neste canal digital.
Se, em alguma compra, se esquecer de a autorizar, ela não será processada e a notificação ficará guardada na caixa de mensagens da App Santander. Pode consultá-la a qualquer momento para finalizar a operação (durante o período de validade da compra).
Como consultar as suas notificação na app
Todas as notificações podem ser consultadas pressionando o ícone do envelope na parte superior da Posição Global. Caso não receba as Notificações Push no seu dispositivo, confirme que tem as notificações ativas (ver “Ajuda” e “Ativar as Notificações”). Todas as suas notificações estarão disponíveis na caixa de correio dentro da App Santander.
À medida que realizar pagamentos, pode guardar os dados de cada operação, por forma a não ter de voltar a preencher dados como a entidade ou a referência para pagamento. Assim, a conta seguinte será ainda mais fácil e rápida de pagar.
Dica prática
Sempre que desejar guardar os dados de uma determinada operação, pressione o símbolo de “Favoritos” no formulário do pagamento que está a executar. Assim, poderá reutilizar os mesmos dados em pagamentos futuros.
Se precisa de consultar o NIB (Número de Identificação Bancária) ou o IBAN (sigla inglesa de International Bank Account Number), pode fazê-lo através da aplicação. É bastante simples.
Agora pode receber o comprovativo do seu IBAN em menos de um minuto. Para isso, deve:
ou
O MB WAY tornou-se numa das ferramentas mais simples e práticas para realizar pagamentos e fazer transferências. Se quiser consultar o seu histórico e os cartões através da App Santander, basta fazer o seguinte:
Para aceder à opção MB WAY, só tem de:
ou
Tem dúvidas sobre o cartão que utilizou para fazer determinada compra? Pode consultar o histórico de movimentos dos cartões associados à sua conta bancária.
Dica prática
O saldo do seu cartão pode ser visualizado a qualquer momento. Aparecerá sempre sobre a imagem do cartão selecionado
Talvez já lhe tenha acontecido perder o seu cartão de vista e gastar muitos minutos ao telefone (em stress) a tentar bloqueá-lo. Com a App Santander, bloquear ou desbloquear um cartão é bastante simples.
Também poderá cancelar de forma temporária a utilização do seu cartão e recuperar a sua utilização normal assim que o encontrar. A opção “congelar” evita, assim, a preocupação com possíveis utilizações fraudulentas e a perda de tempo em chamadas burocráticas. Como fazê-lo?
Se concluir que o cartão está, de facto, perdido ou que terá sido roubado, pode efetuar o cancelamento do cartão na sua app, bem como pedir um novo cartão de substituição.
Está, assim, pronto para se tornar um melhor – e mais rápido – gestor do seu dinheiro, produtos e despesas.
Talvez já lhe tenha acontecido perder o seu cartão ou ter sido vítima de roubo e gastar muitos minutos ao telefone (em stress) a tentar cancelá-lo. Com a App Santander, cancelar um cartão é bastante simples:
ou
Deve concluir o fluxo de cancelamento de cartão introduzindo o código que receberá por SMS e confirmar a operação de cancelamento. O seu cartão será, assim, cancelado e deixará de poder ser utilizado mesmo que o venha a recuperar.
Receberá, posteriormente, um novo cartão na morada que tem registada junto do Santander.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!