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App Santander: todas as operações na palma da mão

26 jul 2022 | 4 min de leitura

Já conhece a App Santander? Agora pode fazer compras e gerir a sua conta em segundos, tornando a sua vida mais fácil. Saiba como funciona e como usar a aplicação.

Como usar a App Santander?

Transferir dinheiro, pagar a conta da eletricidade ou bloquear um cartão de débito que perdeu são ações simples e que levam segundos a concretizar através da App Santander. Pode, ainda, agendar pagamentos em segundos e receber alertas quando a sua conta apresentar um saldo abaixo da “linha de segurança”. Neste artigo, ajudamo-lo a tirar o melhor proveito da aplicação.

 

 

Como funciona a App Santander?

A App Santander é uma aplicação desenvolvida para smartphones, com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, tanto nas compras online, como nos pagamentos ou na gestão da conta bancária. Nos sistemas operativos iOS e Android, a experiência é simples, segura e permite visualizar de modo imediato o que considera prioritário na sua vida financeira. Eis alguns exemplos que irão facilitar-lhe a vida:

 

  • Atalhos rápidos para os serviços de que mais precisa

 

  • Alertas sobre serviços e produtos, ou quando a sua conta atingir um nível abaixo do que tinha definido, por exemplo

 

  • Gráfico das suas despesas mensais e respetiva comparação com o orçamento estipulado

 

  • Pagamentos por MB WAY e compras através de um QR Code

 

  • Contratar crédito pessoal sem ter de se deslocar ao banco

 

 

Como instalar a App Santander

A aplicação apenas está disponível para download na App Store, para os smartphones com sistema operativo iOS, e na Google Play, para o Android. Instalar a app é um passo que leva poucos minutos a concretizar:

 

  • Na sua loja, faça download da App Santander;
  • Escolha “Abrir”
  • Faça um novo registo, inserindo o contacto de telemóvel e o número de identificação fiscal (NIF)
  • Peça o envio de um SMS e introduza o código enviado
  • Escolha o nome de utilizador e o código de acesso
  • Leia e aceite as Condições Gerais de Utilização
  • Ative o seu PIN para aceder de forma simples e rápida
  • Para poder fazer pagamentos, transferências e outras operações, escolha “Continuar” e aguarde por uma chamada da SuperLinha para poder ativar a sua conta

 

Pode também configurar o acesso à sua app utilizando os seus dados biométricos. Conforme o sistema operativo utilizado na versão do seu dispositivo, aceda à App Santander com a sua impressão digital ou através do sistema de reconhecimento facial.

 

 

Como fazer pagamentos com a App Santander?

Agora pode pagar as suas compras e serviços, realizar pagamentos ao Estado ou à Segurança Social em menos de um minuto. Eis o que deve fazer:

 

 

Como realizar pagamentos na app

  • A partir da “Posição Global”, aceda diretamente à página de Pagamentos através do botão “Pagar”

 

ou

 

  • Aceda ao Menu Lateral
  • Selecione “Os meus produtos” e entre em “Contas”
  • Selecione a conta e clique em “Pagar”
  • Na página de “Pagamentos” pode selecionar qual o tipo de pagamento que pretende realizar

 

Dica prática

Utilize a pesquisa global (Global Search) no ícone da lupa e escreva “Pagar”, “Pagamentos”, “Serviços”, “Estado” ou “QR Code”. Assim pode aceder diretamente à função que deseja executar.

 

 

Pagamentos por QR Code

  • Através da Posição Global aceda ao botão “MB WAY” ou ao “Menu Lateral”
  • Selecione “Os meus produtos” e entre em “Cartões”
  • Selecione o cartão que está associado ao MB WAY e clique em “Pagar com QR Code”. Confirme também o cartão a debitar

 

Dica prática

Também pode realizar pagamentos por QR Code sem efetuar o login na sua app. No ecrã de login da App Santander, no canto inferior direito, selecione a opção “Pagar”. A app irá abrir o ecrã de pagamentos por QR Code.

 

 

Pagamento de Serviços ou ao Estado

Se quiser pagar serviços, como a conta da eletricidade ou da água, ou proceder ao pagamento de impostos ao Estado, siga estes passos:

 

  • A partir da Posição Global, carregue no botão “Pagar” ou entre no ecrã de “Pagamentos” através do menu lateral

 

  • Selecione a opção “Pagar Serviços e Estado”

 

  • Clique em “Novo pagamento”

 

  • Indique qual o tipo de pagamento que pretende realizar (de Serviços ou ao Estado)

 

  • Preencha os campos do formulário, como a “Entidade” , a “Referência” e o “Valor” do pagamento

 

  • Pague no momento ou agende para a data que lhe for mais conveniente

 

  • Confirme todos os dados e realize a operação

 

 

Pagamentos à Segurança Social

  • Através da Posição Global, aceda diretamente à página de Pagamentos através do botão “Pagar”

 

ou

 

  • Aceda ao “Menu Lateral”
  • Selecione “Produtos”
  • Entre em “Contas”
  • Selecione a conta da qual pretende efetuar o pagamento desejado e clique em “Pagar”

 

Dica prática

Na página de “Pagamentos” pode selecionar diretamente o tipo de pagamento que pretende realizar. Faça scroll na página de pagamentos, encontre e selecione “Pagamentos à Segurança Social” e conclua o fluxo do pagamento pretendido.

 

Nota

A sua conta principal está predefinida para executar o pagamento mas pode sempre escolher outra no momento que antecede a operação.

 

 

Garanta a sua segurança com o 3D Secure

Durante o processo de compra através da sua app, irá receber uma notificação para que autorize o pagamento. Este é um mecanismo que vai ativar o sistema 3D Secure, com o objetivo de garantir a segurança das suas operações neste canal digital.

 

Se, em alguma compra, se esquecer de a autorizar, ela não será processada e a notificação ficará guardada na caixa de mensagens da App Santander. Pode consultá-la a qualquer momento para finalizar a operação (durante o período de validade da compra).

 

 

Como consultar as suas notificação na app

Todas as notificações podem ser consultadas pressionando o ícone do envelope na parte superior da Posição Global. Caso não receba as Notificações Push no seu dispositivo, confirme que tem as notificações ativas (ver “Ajuda” e “Ativar as Notificações”). Todas as suas notificações estarão disponíveis na caixa de correio dentro da App Santander.

 

 

Guarde os dados dos pagamentos frequentes

À medida que realizar pagamentos, pode guardar os dados de cada operação, por forma a não ter de voltar a preencher dados como a entidade ou a referência para pagamento. Assim, a conta seguinte será ainda mais fácil e rápida de pagar.

 

Dica prática

Sempre que desejar guardar os dados de uma determinada operação, pressione o símbolo de “Favoritos” no formulário do pagamento que está a executar. Assim, poderá reutilizar os mesmos dados em pagamentos futuros.

 

 

Como consultar o NIB na App Santander?

Se precisa de consultar o NIB (Número de Identificação Bancária) ou o IBAN (sigla inglesa de International Bank Account Number), pode fazê-lo através da aplicação. É bastante simples.

 

  • Abra a aplicação com os seus dados de acesso
  • Selecione a conta da qual pretende saber a informação
  • Clique em “Ver detalhes de conta”. Surgirão as informações pretendidas, incluindo o NIB e o IBAN

 

 

Como obter um comprovativo de IBAN?

Agora pode receber o comprovativo do seu IBAN em menos de um minuto. Para isso, deve:

 

  • Entrar no Menu Lateral
  • Selecionar “Produtos”
  • Aceder a “Contas” e entrar, assim, na página das suas contas Santander

 

ou

 

  • Através da Posição Global, selecionar o símbolo “+” da página da sua conta selecionada
  • Pressionar o botão “Comprovativo de IBAN”
  • Aguardar uns segundos para que o comprovativo do seu IBAN seja enviado para o email que tem registado no banco.

 

 

Como usar o MB WAY através da App Santander?

O MB WAY tornou-se numa das ferramentas mais simples e práticas para realizar pagamentos e fazer transferências. Se quiser consultar o seu histórico e os cartões através da App Santander, basta fazer o seguinte:

 

  • Selecione a opção MB WAY
  • Consulte os seus movimentos recentes
  • Defina os cartões que quer usar através desta funcionalidade
  • Escolha a opção “Enviar dinheiro” ou “Pagar com QR Code”, conforme a sua necessidade

 

Para aceder à opção MB WAY, só tem de:

 

  • Através da Posição Global, selecionar o botão “MB WAY”

 

ou

 

  • Aceder ao Menu Lateral
  • Selecionar “Os meus produtos”
  • Entrar em “Cartões”
  • Selecionar o cartão que está associado ao MB WAY

 

 

Como consultar os movimentos que fez com o cartão

Tem dúvidas sobre o cartão que utilizou para fazer determinada compra? Pode consultar o histórico de movimentos dos cartões associados à sua conta bancária.

 

  • No Menu Lateral, selecione “Os meus produtos” e entre em “Cartões” (ou entre em “Cartões” através da “Posição Global”)

 

  • Escolha o cartão cujos saldo e movimentos pretende visualizar. Terá acesso imediato à informação de saldo

 

  • Se pretender conhecer os dados associados a um movimento, basta abrir o seu detalhe

 

  • Em “Consultar Extrato”, ainda, terá acesso a todos os movimentos do cartão

 

Dica prática

O saldo do seu cartão pode ser visualizado a qualquer momento. Aparecerá sempre sobre a imagem do cartão selecionado

 

 

Como bloquear e desbloquear o cartão Santander pela app

Talvez já lhe tenha acontecido perder o seu cartão de vista e gastar muitos minutos ao telefone (em stress) a tentar bloqueá-lo. Com a App Santander, bloquear ou desbloquear um cartão é bastante simples.

 

  • Através do Menu Lateral, selecione “Produtos” e escolha a opção “Cartões” (ou selecione diretamente o cartão que pretende na sua Posição Global)

 

  • Na página de “Cartões” escolha o cartão em causa

 

  • Clique no símbolo “+” no centro do ecrã

 

  • Escolha “Cancelar Cartão”

 

Como “congelar” o seu cartão

Também poderá cancelar de forma temporária a utilização do seu cartão e recuperar a sua utilização normal assim que o encontrar. A opção “congelar” evita, assim, a preocupação com possíveis utilizações fraudulentas e a perda de tempo em chamadas burocráticas. Como fazê-lo?

 

  • Selecione o cartão pretendido

 

  • Nos ícones imediatamente abaixo da imagem do cartão, ative o botão “Off” na opção “Congelar Cartão”. A ação permite bloquear o cartão

 

  • Assim que encontrar o cartão, pode executar a mesma operação, ativando o botão “On”

 

Se concluir que o cartão está, de facto, perdido ou que terá sido roubado, pode efetuar o cancelamento do cartão na sua app, bem como pedir um novo cartão de substituição.

 

Está, assim, pronto para se tornar um melhor – e mais rápido – gestor do seu dinheiro, produtos e despesas.

 

 

Como cancelar o cartão Santander pela app por perda ou roubo?

Talvez já lhe tenha acontecido perder o seu cartão ou ter sido vítima de roubo e gastar muitos minutos ao telefone (em stress) a tentar cancelá-lo. Com a App Santander, cancelar um cartão é bastante simples:

 

  • Na página de Cartões escolha o cartão que prende cancelar

 

  • Clique no símbolo “+” no centro do ecrã e escolha “Cancelar Cartão”

 

ou

 

  • No Menu Lateral, aceda à área de “Segurança”

 

  • Selecione “Roubo de Cartão”

 

Deve concluir o fluxo de cancelamento de cartão introduzindo o código que receberá por SMS e confirmar a operação de cancelamento. O seu cartão será, assim, cancelado e deixará de poder ser utilizado mesmo que o venha a recuperar.

 

Receberá, posteriormente, um novo cartão na morada que tem registada junto do Santander.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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