Queremos ajudá-lo a poupar nas suas compras.
Com a subida dos preços, gerir o orçamento familiar torna-se cada vez mais complicado. Poupar nas compras mensais é um desafio acrescido no nosso quotidiano. Mas temos boas novidades: existem algumas dicas que o podem ajudar a poupar nas compras.
Aproxima-se o Dia Mundial da Poupança e poupar dinheiro é possível. São os pequenos passos no nosso dia-a-dia que fazem a diferença.
Existem despesas que não podemos eliminar na sua totalidade, mas podemos aprender a diminuir o seu peso no nosso orçamento mensal.
Não podemos mudar o facto da inflação estar a subir, mas podemos criar métodos que resultam no momento de comprar. Uma compra inteligente no supermercado pode ajudá-lo a gastar menos.
Quando pega num artigo pense na questão: “quero ou preciso?”. Por vezes compramos por impulso e quando chegamos ao momento de pagar já adicionámos vários euros ao que realmente queríamos comprar.
Racionalize no momento de comprar. Este é um passo importante quando queremos poupar.
Ir ao supermercado com fome é um hábito de muitos de nós. Seja porque vamos de manhã sem tomar o pequeno-almoço ou ao final do dia depois de sair do trabalho.
Se estivermos com fome, irá apetecer-nos consumir muitos dos produtos expostos. A tendência é encher mais o carrinho e aumentarmos o valor a pagar.
Se juntar à fome o facto de não levar uma lista de compras para seguir à risca, então cumpre os requisitos para que gaste mais do que precisa.
Os produtos que estão ao nível do nosso olhar são os mais caros. Uma forma de poupar algum dinheiro é recorrer a produtos mais em conta. Esses produtos estão, geralmente, mais longe do nosso olhar. Além disso, verifique o preço por quilograma. Nem sempre a embalagem maior é a mais em conta.
Ter noção dos produtos que tem em casa, das validades e das suas necessidades faz parte de um método organizado e racional no momento de ir ao supermercado.
Fazer uma lista com os produtos que necessita e cumprir essa lista de forma fiel é uma garantia que no momento de pagar não terá surpresas desagradáveis.
Existem aplicações que podem ajudar na organização da despensa.
Hoje em dia os sacos são pagos e aumentamos vários cêntimos à nossa conta a cada ida ao supermercado. Leve os seus sacos e utilize-os até não terem salvação.
Pense que por cada utilização está a poupar entre 10 a 50 cêntimos. Se pretender verificar o que essa poupança representa por ano sugerimos que a cada ida ao supermercado coloque 50 cêntimos num frasco. Ao final de um ano verifique a quantia que poupou. Poupou dinheiro e poupou o ambiente.
As promoções podem ajudar a poupar nas compras do mês. No entanto, saber como comparar os preços entre os diferentes supermercados é essencial. A aplicação Super Save pode ajudar.
Não se deixe enganar e verifique sempre se a promoção compensa e se o produto que está em promoção vai ao encontro das suas necessidades.
Verifique o seu talão e se os preços estão corretos. Por vezes os produtos em promoção passam com o preço sem desconto e não nos apercebemos. Guarde 5 minutos do seu tempo para conferir a conta.
Na verdade, o que custa é dar o primeiro passo. São os pequenos passos que nos ajudam no momento de poupar.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!