Sabia que não é obrigado a mudar de Centro de Saúde caso troque de morada? No entanto, é aconselhável que o faça. Saiba como se inscrever numa unidade de saúde e pedir médico de família.
O Centro de Saúde é a unidade básica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para atendimento e prestação de cuidados de saúde à população. Se tem um problema de saúde e não é subscritor de nenhum seguro de saúde, é a esta porta que deve bater em primeiro lugar.
Qualquer pessoa com número de Utente de Saúde pode inscrever-se num Centro de Saúde e beneficiar de um conjunto de serviços:
Se não sabe qual é o seu Centro de Saúde, pode descobrir a resposta de forma simples. Tem duas hipóteses:
Aceda ao Portal SNS 24 e, se ainda não estiver registado, faça-o. Se já tiver realizado o registo, faça o login utilizando um dos três indicadores: número de Utente de Saúde, número de Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Coloque a data de nascimento e o número de telemóvel e, de seguida, irá receber um código de acesso no número de telefone indicado que permite aceder à sua área pessoal do Portal SNS 24.
Depois de entrar, clique em “A minha área” e, de seguida, em “Identificação”. Nesta página, irá encontrar o nome da unidade de saúde em que está inscrito, a data de inscrição e o nome do médico de família.
Através do SNS 24 (808 24 24 24), escolhendo a opção 5.
Se não está inscrito em nenhuma unidade, dirija-se ao Centro de Saúde, preferencialmente o da sua área de residência, acompanhado dos seguintes documentos:
No caso dos recém-nascidos, a inscrição e atribuição de um médico de família são automáticas. Para tal, basta registarem a criança no balcão “Nascer Cidadão” e, automaticamente, este fica inscrito no Centro de Saúde e associado ao médico de família da mãe.
Mudou de casa? É recomendado que peça a transferência para o Centro de Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) correspondente à sua nova área de residência. Para isso, deve dirigir-se ao Centro de Saúde onde quer passar a receber cuidados de saúde e levar consigo o seu Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação e o comprovativo de morada.
Se tiver direito a isenção de taxas moderadoras ou a comparticipação especial de medicamentos, deve indicá-lo quando se inscrever.
Sim. A transferência não é obrigatória, mas deve dar preferência ao Centro de Saúde mais perto da sua nova morada. Caso não o faça, perderá o acesso a determinados serviços, como os cuidados domiciliários.
Não. Apenas poderá aceder aos serviços do Centro de Saúde onde está inscrito.
Se vai viver noutra cidade durante um determinado período, pode fazer uma inscrição temporária noutra unidade de saúde. Esta tem a duração de até 12 meses e, durante esse período, o registo no Centro de Saúde original fica suspenso. Quando o prazo terminar, é retomado.
Para fazê-lo, dirija-se ao Centro de Saúde onde pretende fazer a inscrição temporária, levando o Cartão de Cidadão, assim como comprovativos de benefícios de saúde a que tenha direito, exponha a situação e peça a inscrição provisória.
Tem quatro formas de marcar consultas no Centro de Saúde. Pode fazê-lo através de:
Para escolher o médico de família, deve estar inscrito no Centro de Saúde da sua área de residência. Uma vez registado, poderá escolher o médico de família, de entre aqueles que trabalham nessa unidade. Caso o médico da sua preferência esteja preenchido, deverá optar por um profissional que tenha vagas. Se todos os médicos já tiverem atingido o limite de pacientes, ficará em lista de espera.
É aconselhável que todos os elementos da família estejam inscritos no mesmo médico, para que este tenha uma melhor compreensão dos problemas familiares.
Se pretender mudar de médico de família, deve apresentar por escrito o seu pedido, devidamente justificado, dirigido ao Diretor do Centro de Saúde, a quem caberá tomar a decisão da mudança.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!